domingo, 23 de maio de 2010

Transformando lixo em arte: de novelas e acesso


Brasileiros gostam de novela, é fato. Gostam sim, mesmo os que não gostam, ao menos uma vez já viram uma ceninha, sabem o nome de ao menos um ator ou atriz, conheceram um cantor, ou música que gostam numa novela. Novela brasileira, é claro. Eu também não gosto de novela (será?) mas é inegável e admito que a novela brasileira é um elemento cultural fortíssimo em nosso país.
Mas estou aqui para falar uma coisa boa, muito me admirou esses dias ao ver a abertura da nova novela das oito e imediatamente reconhecer o estilo de um artista plástico do qual sou muito fã, o brasileiro Vik Muniz, acompanho seu trabalho a bastante tempo, ele usa material inusitado para compor suas obras, num estilo só dele, sua crítica social começa em utilizar e transformar lixo em obras, cheias de mensagens. Aqui coloquei uma em que utiliza açúcar e outra diamantes!
A coisa boa é popularizar a arte. É colocar ela pra o Brasil inteiro ver, daí gostar ou não, mas o acesso a ela, tem que ter, é direito constitucional. Alguém já disse que a gente não quer só comida, quer bebida, diversão e arte. Ultimamente, além da abertura da novela, Vik Muniz fez um trabalho para uma campanha do governo contra AIDS. Ele que é radicado em Nova York podia nem ligar, como tantos...

Ano passado, tive a oportunidade de ver uma exposição dele em Belo Horizonte, estava na cidade e fiquei sabendo da mostra, daí fui ver, muito bom, outra exposição que vi naquela cidade foi Marc Chagall, mas aí é outra estória de bodes e violinos.
Mas esse acesso à arte (qualquer tipo de arte), ainda é muuuiiiito difícil pra nós brasileiros: é caro, é fechado, é mal divulgado, como coisa que não gostássemos ou não fosse importante. Como coisa que nós, o povo, só pudéssemos assistir às medíocres e infinitas novelas que nos são impostas. Que Vik consiga com seu toque transformar esse lixo em arte, pra nós é um bom começo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário