terça-feira, 18 de maio de 2010

Mobilizações

Para uma geração que tem que aprender a lutar!!

Estão muito na moda as flash mob, que são encontros de pessoas que não se conhecem, em espaços públicos para fazer algo juntos, coisas que a gente considera inusitadas, engraçadas, para bater um recorde e outros. Por exemplo, recentemente tivemos o "no pants", as pessoas se juntaram em diversas cidades para tirarem as calças e ficarem só de roupas íntimas. Daí, você me pergunta : Para que servem as flash mob? E eu te respondo: Acho que apenas para as pessoas se encontrarem e fazerem coisas inusitadas, para testar o poder da internet, já que é aqui que marcam os encontros e põem em prática todas as idéias malucas, quase nada do ponto de vista político.
Mas daí eu tenho que te dizer uma coisa, aqui em Brasília os estudantes não tem direito a meia passagem em ônibus.Atualmente, passam por uma humilhação sem tamanho porque tem um chamado passe livre que nada mais é do que um cartão que eles abastacem e pagam uma passagem reduzida, mas , quando vão abastecer não conseguem e passam a maior parte do mês pagando inteira. Só que o repasse feito pelo governo para os empresários é feito com antecedência, assim, os empresários ganham duas vezes.
Essa semana inteira, filas intermináveis de estudantes tentando abastecer o cartão foram vistas em todos os jornais.
Fico me perguntando onde está a dignidade desses jovens, sua força, digo-lhes que direitos não se fazem sozinhos, não caem do céu. Direitos são conquistados!!!
Quando eu era adolescente em Fortaleza, participei ativamente de diversas passeatas e manifestações em busca do direito à meia passagem. O resultado é que depois de muita luta, conseguimos esse direito e a carteira é utilizada também para meia em eventos culturais e cinemas. Até a lei ser aprovada e promulgada demorou, mas como qualquer direito vai se consolidando no tempo, e hoje, nem pensem em tirá-lo dos estudantes cearenses, ou alterações que os prejudiquem. No entanto, a área metropolitana ainda paga inteira, mesmo com lei que diz o contrário, e muitos políticos se aproveitaram da situação e fizeram carreira em cima da luta dos estudantes. Mas, lá, não há repasse para empresário algum por parte do governo, e a passagem custa bem menos do que aqui em Brasília.
Aqui em Brasília, outro dia,no pátio em frente ao Museu e à Biblioteca Nacional, me deparei com umas dezenas de jovens só de roupa íntima em suas bicicletas se organizando para uma bike flash mob, algo como nu de bicicleta.
Aqui é a terra das passeatas,milhares de manifestantes vem aqui todo ano reivindicar alguma coisa nas portas do Congresso.

Estudantes de Brasília,uni-vos! Usem a internet, juntem-se como o fazem para as flash mobs, e lutem pelo que vocês precisam, juntem os universitários, de ensino médio e fundamental, vocês tem uma força enorme,encham a frente da Câmara Distrital, em um movimento não partidário, ou multi partidário, falem juntos, aproveitem o ano eleitoral e a falta de moral dos deputados distritais. Pressionem, comprem a briga contra os empresários , melhorem o seu transporte público, ele é seu , ninguém vem dar nada de graça, mas podem tirar...lembrem-se que eles estão querendo votar a redução do direito ao passe livre apenas a alunos de escolas públicas com renda até três salários mínimos.
Boa sorte a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário