quarta-feira, 21 de abril de 2010

Brasília 50 anos

Minha sincera homenagem a esta cidade que acolhe a todos



Feriado nacional, 21 de abril, nesta quarta de 2010, Brasília faz 50 anos. Pra uma cidade isto não é nada, vejo as pessoas chamando a cidade de cinquentona, coroa enxuta, que nada! Brasília é uma récem- nascida. Ainda tem muito o que aprender, amadurecer, superar. A cidade passa isto, que está em construção, no comecinho. 50 anos é pouco.
O que me surpreendeu em Brasília no curto espaço de tempo que estou aqui foi a beleza da cidade, a riqueza, o poder, uma suntuosidade planejada. Porém, dentre as cidades em que já estive, Brasília é a mais maltratada (eu que pensei que minha Fortaleza o fosse), a de pior trânsito ( como com suas largas avenidas?) e a que mais desrespeita o meio ambiente (como , com tanto verde e tão rica biodiversidade?). Por quê? Não sei, será que por representar algo do que o Brasil se envergonha, ou é mera falta de educação e respeito? A mim, não me parece vergonha, não vejo pessoas envergonhadas do que se passa, anestesiadas, diria. Reconheço nos governantes e nos habitantes daqui (por que não?) um forte sentimento de sugar o que der para sugar, tirar proveito.
É emblemático que completando 50 anos , o Distrito Federal troque quatro vezes de governador em três meses, e tenhamos eleições indiretas! Seria deplorável para qualquer estado, ainda mais para a capital da República. Mais concretamente, terrível que há dois dias da festa não havia iluminação e som para esta, por irregularidade na licitação e que anos antes da Copa, o TCU já tenha encontrado superfaturamento nas obras de reconstrução do estádio Mané Garincha, estádio esse cotado para abrir a Copa no Brasil! Bem que devia, seria bom para o país, mas como, com esta impáfia burra e corrupta?
Acredito que Brasília não é amada como deveria ser. Não é respeitada, querida. As pessoas que vivem aqui não merecem a cidade bela que tem. Terão que mudar muito para merecer. Trânsito, política, história, cidade,democracia, vida, enfim, só se constrói assumindo, vivendo, querendo, amando, respeitando. Responsabilidade de todos e a todo momento.
Brasília merece construir sua identidade com orgulho pois essa identidade se confunde com a resposta da questão do que é ser brasileiro, de brasilidade, país também tão jovem. Histórias que se confundem.
Temos, todavia, muito o que comemorar, temos um povo de coragem, garra, pioneirismo, temos uma cidade tremendamente linda, rica, com gosto doce e perfumado das exóticas frutas e flores do cerrado, e a força deste. Que sua trajetória seja feliz é o que desejo a cidade generosa que é Brasília

Um comentário:

  1. Olá Libia eu reformulei o tutorial sugiro que leia caso não consiga arrumar o problema do seu blog tentarei ajuda-la ok ? bjs até mais grata pela visita http://fairypixel.blogspot.com/2010/04/como-colocar-musica-no-seu-blog.html

    ResponderExcluir