sábado, 22 de fevereiro de 2014

conselho eterno de um poema

Para ser grande, sê inteiro :
Nada teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa.
Põe quanto és no mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda brilha, porque alta vive.
(Ricardo Reis 14/02/1933)

Esse poema, eu o li muito cedo em minha vida e a princípio não o entendi, não entendia nada. Não entendia como alguém podia se chamar Fernando Pessoa e usar um outro nome - Ricardo Reis, e tudo era um mistério... na verdade porque a própria vida era um mistério ainda pra mim. Não entendia como ela funcionava. Entretanto, intuía, de certa forma, o que ele queria dizer, vendo com meus olhos de criança... qualidade boa essa que tenho, a esperteza de compreender as coisas, talvez já soubesse o que vinha pela frente...
Ao longo do tempo, vez ou outra me lembro desse poeminha/ poemão, conselhinho/ conselhão, e fico feliz de um dia ter colocado meus curiosos olhos sobre ele, pois , como me ajudou... nas minhas noites mais escuras, quando eu achava que não havia saída, a imagem daquela lua inteira, brilhando sobre um lago sereno, preenchendo tudo com sua luz, me confortava.
Agradeço!!

A imagem onírica é do ilustrador americano Rory Kurtz, que diz ser
ilustrador desde o dia em que era crescido o bastante para segurar um giz de cera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário