segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Elite de heróis brasileiros


Muito me surpreendeu dias atrás ver numa das revistas semanais mais lidas no país uma capa com o Capitão Nascimento (Coronel agora, mas , não obstante o aumento de patente, pra gente fica bem melhor no ouvido o sonoro "capitão") , erguido ao posto de primeiro super-herói brasileiro !!!??? Como assim???!!!

A revista diz que os milhões que lotaram as salas de cinema do Brasil inteiro e prestigiaram o Tropa 2 estão dando uma resposta, que querem um herói que seja durão, incorruptível, espanque políticos corruptos e seja fofo e charmoso como o Wagner Moura.

Veja bem (sem trocadilhos!), na minha simples e pacata opnião de pessoa dentre essas milhões, quando fui assistir o filme, fui porque gosto de filmes brasileiros, assisti o primeiro, fiquei curiosa em ver a sequência, da qual gostei bem mais, pra falar a verdade - se bem que senti falta do ator José Miguel ,que eu queria que fizesse o contraponto do Moura. Todavia, esparsos leitores meus, eu não quero um herói assim, eu não quero um país assim, e muito menos políticos assim que precisem ser espancados. Saímos chocados e com aquela sensação de Jumento Boneco do João Ubaldo, pois o filme 2 mostra mais o sistema do que o herói , daí eu ter gostado mais, daí meu espanto com a capa.

Para completar, acho que temos já inúmeros super-heróis , se pegarmos pelo termo arquetípico da palavra. Eu sou mais João Grilo, Chicó, Bento Carneiro, Leléu da Anunciação, Lampião, Padre Cícero, Didi Mocó, o Coronel brasileiríssimo do Coronel e o Lobisomem, apegado ao galo Vermelhinho, Tiradentes, Zumbi, Lula,outros e outros, sem falar nas mulheres, infinitas.

Mas, se formos analisar bem, bem mesmo, super-herói brasileiro é o cidadão que se acorda de madrugada, pega condução apertada, trabalha muito, ganha uma miséria, come mal, tem os filhos numa escola péssima e não pode ficar doente, que não tem nem hospital, nem remédio, nem nada, e persiste e chega no próximo mês, só com a ajuda de Deus. Heróis somos nós todos, de um jeito e de outro, que buscamos paz!!!! que buscamos um basta aos preconceitos, uma melhor vida, feijão, não querer ouvir tiroteios... anônimos, no nosso dia a dia real!!!


Imagem de presente: Sam Weber-muuuuuiiiito boa

Um comentário:

  1. Poxa , ja tava com saudade de ler seus textos tão cheios de lucidez...mais uma vez vc me toca com o que escreve...bjos, Re.

    ResponderExcluir