sábado, 5 de junho de 2010

De fênix e homens de ferro

Isso de querer ser exatamente o que a gente é ainda vai nos levar além - disse o poeta Leminski. Nada mais correto do que essa frase, o que somos, o que queremos ser, o que pensamos sobre nós mesmos é determinante, determinante sobre nosso futuro, impactante em nosso presente.
Como disse a vocês uns dias atrás, no cinema tenho assistido a filmes pouco impressionantes, pouco tocantes, muito caros, cheios de efeitos, mas só isso, assim, não comentei nem critiquei nenhum aqui. Porém, tenho que abrir uma exceção para falar, não de um filme, mas de um ator, ou atores que parecem entender o significado do verso do poeta. Falo do filme Homem de Ferro 2 que traz novamente Downey Jr. no papel principal, assisti o primeiro e esse também para vê-lo, ele é um ator impressionante, muito talentoso, comprovadamente através de sua carreira, mas há algum tempo perdeu o jogo para as drogas, chegou a ser preso e não teve uma boa convivência na prisão, muitas vezes, viu-se envolto em violentas e sangrentas brigas. No entanto, com um firme sentido de resiliência, nos mostrou que o jogo não estava perdido, tinha mais que mostrar à vida, e ser o que é e querer ser mais fez com que superasse aquelas adversidades e outras como o descrédito e ostracismo.
Hoje , além do Homem de Ferro, também encarnou Sherlock Holmes com sucesso. Também nesse filme, um outro, ou maior exemplo de superação é Mickey Rourke, luta há anos para ocupar seu real lugar, galã nos anos 80 teve o rosto desfigurado por cirurgias plásticas e lutas de boxe. É talentosíssimo, roubou a cena nas chances pequenas que lhe deram, como em Sin City, e mesmo no Homem de Ferro,além do ótimo O Lutador.
O cinema também serve pra isso. Se conseguirmos aprender um pouquinho com essas fênix a renascer de nossas próprias cinzas já valeu ter ficado na fila da sessão econõmica e sair com a sensação de que homens de ferros são aqueles de carne e osso.

A imagem que postei é um desenho de um ilustrador e designer espanhol chamado Nekro, gosto muito dessa, já vi um comentário sobre ela que concordo imensamente- esse desenho é da categoria como eu queria desenhar assim! A música é rock antigo mas faz parte da trilha do Iron Man, pelo menos do primeiro.

Iron Man – Ozzy Osbourne

Nenhum comentário:

Postar um comentário