terça-feira, 22 de março de 2011

Campanha pela gentileza



Hoje gostaria de lançar uma campanha que ,para mim, faz todo o sentido:


Sejamos gentis!!!!


Sei que não sou voz solitária , sei das inúmeras tentativas e campanhas de colocar mais gentileza, humanidade, solidariedade, calma e respeito em nosso quotidiano, mesmo uma tímida e prosaica polidez, mas quero fazer isso aqui nesse espaço que chamo de meu blog , por alguns motivos:


Primeiro, moro em Brasília e acho que é uma das cidades mais contraditórias do mundo. Já falei isso aqui. Amo a cidade! É linda, poderia ser exemplo para o país inteiro, mas não é! As pessoas , em geral, são muito mal- educadas, mesmo grosseiras, no trânsito, nas filas, no comércio , enfim, no trato com as outras pessoas, selecionando quem tratar bem pela cor, pelo corpo, pelo dinheiro que julgam-na possuir, com um preconceito fácil de se perceber mais do que em qualquer outra parte em que estive. O que custa ao menos esperar que o pedestre chegue ao outro lado para dar a partida novamente (cenário: as benditas faixas de pedestre), além de ser lei , não vai parecer que o mau humor reinante aqui permitiria que você queria mesmo era passar por cima do miserável transeunte. Ah, só para lembrar , o cara que passou por cima dum monte de gente que fazia um protesto por mais bicicletas nas ruas lá em São Paulo mora e trabalha aqui em Bsb, só estava lá fazendo um curso...

Segundo, gentilezas simples melhoram nosso humor, melhoram a vida, " fazer o bem sem olhar a quem", sem esperar nada em troca torna o seu dia mais leve e, Santo Deus, precisamos de leveza nessa vida, gente!! Além do que, volta pra você.


Terceiro, isso é uma pequnina parte, um começo para tarefas mais importantes e mais urgentes que todos temos que realizar para a continuidade da vida na Terra. Como falar em atitudes ecológicas e responsáveis com o meio ambiente se você passa na frente dos outros em filas (acredite, vejo isso todo dia!) e não diz nem bom-dia para seu vizinho ou cumprimenta seus colegas de classe, por exemplo.

Estejamos atentos para nós mesmos e para o mundo que nos cerca dia a dia, podemos melhorar e evoluir juntos, com um pouquinho de boa vontade. Alguém não já pediu paz na Terra aos de boa vontade?


Hoje vou dar uma dica para vocês, além da Campanha que lancei ( sei que o meu blog, pelo tema,não é acessado como o da Bruna Surfistinha -cada vez mais me surpreendo! Que virou livro e filme!! E não ganho um centavo para mantê-lo - como o 1 milhão e trezentos mil saídos dos cofres públicos para a cantora Maria Bethânia colocar o dela), quem for de Brasília ou passar por aqui nesse mês e no próximo vá ao CCBB e veja a exposição do artista colombiano Fernando Botero, nesta mostra estão os quadros de denúncia de situações ditatoriais e violentas na Colômbia ,o que poderíamos entender como sua contribuição para a arte social e política, nos mostrando um pouco de seu interesse por artistas como Diego Rivera. Todavia, posto aqui suas leituras do Casal Arnolfini de van Eyck e da Mona Lisa.


Um comentário:

  1. Pode ter certeza que eu nunca acessei a tal da surfistinha...rsss, mas seu blog,este me acompanha sempre e bom, continue escrevendo, ja tava com saudades de ler suas idéias tão cheias de verdade e amorosidade, bjo Binha!

    ResponderExcluir